CONSELHOS e comitês

CEDPI/PE – CONSELHO ESTADUAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA DE PERNAMBUCO
O que é o Conselho Estadual dos Direitos do Idoso em Pernambuco?

O CEDPI/PE é órgão colegiado superior de consulta e deliberação, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência.

Foi criado pela Lei nº 11.119/94 e alterado pelas Leis nº 11.415/96, de 20 de dezembro de 1996 e 12.423 de 17 de setembro de 2003.

Atualmente é regido pela Lei nº 15.550/2015 (alterada pela Lei nº 18.609/2024).

Competências

Ao Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa de Pernambuco – CEDPI
compete:
I – monitorar e avaliar a aplicação da Política Estadual da Pessoa Idosa, promovendo
gestões para seu contínuo aperfeiçoamento;
II – estabelecer critérios para convocar e organizar a eleição das entidades
representativas da sociedade civil que integram o CEDPI;
III – acompanhar, avaliar e contribuir na formulação da proposta orçamentária de
implementação da Política Estadual da Pessoa Idosa;
IV – estimular e apoiar tecnicamente a criação de conselhos municipais voltados à
preservação dos direitos da pessoa idosa, acompanhar o seu funcionamento e
promover sua articulação com o CEDPI e com organizações da sociedade civil;
V – zelar pela descentralização político-administrativa dos programas, dos projetos e
das ações de atendimento à pessoa idosa e pela participação das organizações da
sociedade civil representativas deste segmento;
VI – estabelecer os critérios para cadastro das entidades e organizações voltadas ao
atendimento, à assistência, à promoção e à defesa dos direitos da pessoa idosa;
VII – supervisionar a gestão e a aplicação dos recursos do Fundo Estadual dos
Direitos da Pessoa Idosa de Pernambuco – FEDIPE, bem como a execução dos
programas e das ações por ele financiados;
VIII – indicar representante para participar das reuniões ordinárias do Conselho
Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa;
IX – convocar e organizar a Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa de
Pernambuco;
X – promover e apoiar campanhas educativas, plenárias estaduais e regionais, mesas-redondas, oficinas de trabalhos e outros eventos envolvendo a temática dos
direitos da pessoa idosa, visando subsidiar o exercício das suas competências e o
controle social;
XI – incentivar e apoiar estudos e pesquisas no âmbito da promoção, da proteção e
da defesa de direitos da pessoa idosa;
XII – responder a consultas sobre a observância dos direitos da pessoa idosa e
encaminhar aos órgãos públicos competentes denúncias de sua violação; e
XIII – elaborar seu regimento interno e código de ética.

O CEDPI é constituído de 32 Conselheiros, sendo 16 titulares e 16 suplentes, com representação governamental e da sociedade civil

Gestão CEDPI/PE – Em cada mandato, a Presidência e a Vice-Presidência deverão ser ocupadas por um(a) representante do governo e outro(a) da sociedade civil, sendo alternada essa ordem a cada novo mandato.

Gestão CEDPI/PE   Biênio 2024 – 2026

Presidente

Sônia Alten Barbosa Leal

Vice-Presidente

Margarida Maria Santos Silva

Representantes do Governo e Sociedade Civil Organizada – Titulares e Suplentes
Representantes do Poder Público - Titulares e Suplentes
Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e Prevenção à Violência Diogo Mota Santos Lindoso (Titular)
Cibelle Almeida de Oliveira (Suplente)
Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco Juanini Aureliano de Medeiros (Titular)
Cledson Severino de Lima (Suplente)
Secretaria de Defesa Social Ícaro Barros Schneider (Titular)
Rinaldo Rodrigues de Melo (Suplente)
Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco Lucrécia de Barros Sales Ramos (Titular)
Vilma Cristina Aleixo da Silva (Suplente)
Secretaria de Assistência Social, Combate a Fome e Políticas sobre Drogas Cilene Maria Gomes Aragão (Titular)
Tacyana Kelly Rosas Alves (Suplente)
Secretaria da Mulher do Estado de Pernambuco Débora de Lima Ferreira Gonçalves Cerqueira (Titular)
Ayna Miranda da Silva Nogueira (Suplente)
Gabinete da Governadora Sylas de Freitas Roberto (Titular)
Marilia Guedes Luz dos Passos (Suplente)
Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco
Representantes da Sociedade Civil - Titulares e Suplentes
Instituto ABDALAZIZ de Moura Maria de Lourdes Gomes Vieira (Titular)
Serviço de Tecnologia Alternativa - SERTA Severino Rufino Lopes Júnior (Suplente)
Geração Futuro Maria Suely da Silva (Titular)
Pastoral da Pessoa Idosa Maria do Socorro Gomes Vieira Machado (Titular)
Ordem dos Advogados do Brasil – OAB-PE Leandro José Pereira (Titular)
Conselho Regional de Educação Física de Pernambuco (CREF/PE) Eronivaldo Fernando Dantas Pimentel (Suplente)
Associação Conexão Social Laura Luzia de Barros Lima (Titular)
Andreis Victor Santana dos Santos (Suplente)
Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAZ) - Regional PE Jozete Cardozo dos Santos (Titular)
Rede de Mulheres Produtoras do Pajeú Apolônia Gomes da Silva (Suplente)
Instituto Padre Luís Cecchin Anderson Thiago de Moura Barbosa (Suplente)
Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTEPE) Maria do Socorro Dias Assunção
Ivete Caetano de Oliveira (Suplente)
Associação Pernambucana de Nutrição Ana Maria Jerônimo Dias (Suplente)
Associação de Mulheres de Tracunhaém (AMUT) Maria de Lourdes dos Santos (Titular)
Associação dos Agricultores do Sítio Lagoa Funda (AGROSLAF) Rodrigo Pedro da Silva (Suplente)
Funcionários CEDPI/PE
Secretária Executiva Pérola Maria Lourenço Gomes

A Secretaria Executiva é órgão vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDHPV), tendo por finalidade a promoção do necessário apoio técnico- administrativo ao conselho, suas comissões, fornecendo as condições para o cumprimento das competências legais necessárias.

Dentre as principais atividades é responsável por: 

I- Inscrever entidades e organizações de atendimento à pessoa idosa de âmbitos estadual, assim como manter banco de dados referente aos Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa Idosa;

II- Articular, apoiar e executar atividades técnicas e administrativas das Comissões, da Presidência, e da Plenária do CEDPI-PE;

III- Operacionalizar o sistema de informação para a área de atendimento a pessoa idosa; IV- Responsabilizar-se pelas atas das reuniões, mantendo-as em arquivo;

V- Manter arquivo das súmulas das reuniões das comissões, bem como das resoluções, pareceres, portarias, moções e outros documentos do CEDPI-PE;

VI- Recolher informações e análises estratégicas produzidas nos vários órgãos e entidades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Ministério Público e da Sociedade, processando e fornecendo-as aos(as) Conselheiros(as) na forma de subsídios para o cumprimento das suas competências legais.

Secretaria Executiva CEDPI/PE

Secretária Executiva:  Zhoraia Pereira de Barros

Apoio Técnico: Em contratação.

Funcionamento

Reuniões Ordinárias que ocorrem nas segundas quartas-feiras de todos os meses.
Reuniões das comissões responsáveis por apoiar, agilizar e assessorar tecnicamente as ações do CEDPI/PE.
Promoção, representação e participação em palestras, fiscalizações, fóruns, congressos, seminários e eventos.

Endereço Empresarial Palmira II Av. Conde da Boa Vista, 1410 – Boa Vista Recife – PE – CEP: 50060-001 1º andar – Casa dos Conselhos
Telefone (81) 3183-3286
E-mail conselhodoidosope@gmail.com
Atendimento Segunda a Sexta, das 08h às 16h
 Legislação
  • Constituição Federal / 1988
  • Lei nº 8.724/1993 – Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS (download)
  • Lei nº 8.742 de 04/01/1994 – Política Nacional do Idoso.
  • Lei nº 10.741 de 01/10/2003 – Estatuto do Idoso Lei nº 12.109 de 26/11/2001 – Política Estadual do Idoso.
  • Lei nº 11.119/94 – Cria o Conselho do Idoso. Alterada com as Leis nº 11.415/96, 12.226/02 e 12.423/03.
  • Lei nº 11.519/98 – Estabelece critérios para concessão de gratuidade do transporte coletivo interestadual e dá outras providências.
  • Lei nº 11.628/98 – Institui meia entrada para maiores de 65 anos em teatro, cinema e outros espetáculos.
  • Lei nº 10.643/91 – Estabelece gratuidade no transporte coletivo intermunicipal para idosos a partir de 65 anos.
  • Lei nº 12.745/04 – Permite o acesso dos portadores de deficiência e idosos ao transporte coletivo da Região Metropolitana pela porta de desembarque.
  • Lei nº 12.808/05 – Obriga os supermercados e estabelecimentos comerciais a disponibilizar carrinhos e compras específicos para o idoso.
  • Lei nº 12.809/05 – Obriga as empresas administradoras de estacionamentos públicos e privados do estado a reservar no mínimo 5% das vagas nos estacionamentos para idosos.
  • Portaria nº 880/99 – Determina o atendimento do idoso em “guichês” especiais em cada posto médico de grande porte, com prioridade na marcação de consultas, exames e a implementação de cursos e seminários para treinamento de pessoal de saúde que lida com pacientes idosos.
  • Portaria nº 115/94 – Autoriza a permanência de acompanhante junto às pessoas idosas impossibilitadas de auto-cuidar-se quando da internação hospitalar.

RELATÓRIOS FEDIPE:

RELATÓRIO DE DESEMPENHO DO PRIMEIRO TRIMESTRE DO FEDIPE

RELATÓRIO DE DESEMPENHO DO SEGUNDO TRIMESTRE DE 2025 DO FEDIPE

Violação de Direitos da Pessoa Idosa: Identifique e Denuncie
O que é violência contra a pessoa idosa?

Violência contra a pessoa idosa é qualquer ação ou omissão que cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico à pessoa com 60 anos ou mais. Pode ocorrer em ambientes domésticos, públicos ou institucionais e, muitas vezes, é praticada por familiares, cuidadores ou pessoas próximas.

Principais tipos de violência contra idosos
  • Violência física: uso da força para ferir, causar dor, incapacidade ou até a morte da pessoa idosa.
  • Violência psicológica: agressões verbais, humilhações, ameaças, isolamento ou qualquer forma de coação emocional.
  • Violência sexual: ato ou jogo sexual não consentido que envolva pessoa idosa, obtido por aliciamento, violência ou ameaça.
  • Violência financeira ou patrimonial: uso indevido ou ilegal dos bens, recursos ou patrimônio do idoso, sem seu consentimento.
  • Negligência: omissão ou recusa de cuidados essenciais, como alimentação, higiene, saúde e medicação.
  • Abandono: ausência de amparo por parte da família, instituições ou Estado.
  • Autonegligência: quando a própria pessoa idosa, por incapacidade ou decisão, deixa de cuidar da própria saúde e segurança.
Estatudo da Pessoa Idosa, Lei Nº 10.741 de 1º de outubro de 2003 e
Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa
ESTATUTO DA PESSOA IDOSA

Conheça a estrutura e as atividades do CEDPI em seu regimento interno

Comissão Estadual de Acompanhamento dos Conflitos Agrários Coletivos de Pernambuco – CEACA/PE, criada a partir do Decreto nº 52.339, de 28 de fevereiro de 2022, com atribuição para contribuir na implementação de medidas, que visem à prevenção, mediação e resolução de conflitos agrários coletivos, a fim de garantir o direito à terra e a efetivação de sua função social.

Coordenação: Secretaria Executiva de Direitos Humanos, Gláucia Andrade.

É composto pelas seguintes entidades:
  • Secretaria de Defesa Social;
  • Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca;
  • Procuradoria-Geral do Estado;
  • Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco – ITERPE;
  • Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional;
  • Ministério Público Estadual;
  • Defensoria Pública do Estado de Pernambuco;
  • Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA;
  • Defensoria Pública da União;
  • Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco;
  • Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco;
  • Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados;
  • Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal;
  • Comissão Pastoral da Terra;
  • Movimento Sem Terra;
  • Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco; e
  • outra entidade da sociedade civil, com reconhecida atuação nos conflitos agrários do Estado.

Contato: gabinete.sedhpe@gmail.com

Comitê Estadual de Combate e Prevenção à Tortura (CECPT), criado a partir do Decreto nº 33.373, de 08 de maio de 2009, com atribuição para realização de ações coordenadas entre órgãos e entidades do Estado e a sociedade civil, objetivando o combate ao crime previsto na Lei Federal nº 9.455, de 07 de abril de 1997 – Crime de Tortura.

Coordenação compartilhada:

Secretaria Executiva de Direitos Humanos: Gláucia Andrade;
Organização da Sociedade Civil – Serviço Ecumênico de Militância nas Prisões: Wilma Melo

O CEPMIGRA é composto por representantes do Governo do Estado, da Sociedade Civil (incluindo organizações e migrantes) e de instituições de ensino. Sua estrutura organizacional visa garantir a participação de diversos atores na formulação e implementação de políticas públicas para a população migrante, refugiada e apátrida em Pernambuco.

Secretário Executivo: Luana Duarte Alves de Souza
E-mail Institucional: cepmigra.sedh@sjdh.pe.gov.br

Conselheiros(as) Vinculados(as) ao Governo do Estado (Titulares e Suplentes)

 

Conselheiros(as) representantes da Sociedade Civil/Organizações e Migrantes:

NomeSecretariaE-mail
Debora de Lima Ferreira GonçalvesSecMulher – Secretaria da Mulherdebora.cerqueira@secmulher.pe.gov.br
Ayna MirandaSecMulher – Secretaria da Mulherayna.miranda@secmulher.pe.gov.br
Viviane Wanderley Cavalcanti SantosSAS – Assistência Socialviviane.santos@sas.pe.gov.br
Maríllia Gabriella Torres de AndradeSAS – Assistência Socialmarillia.andrade@sas.pe.gov.br
Darlson Freire de MacedoSDS – Defesa Socialdarlson@policiacivil.pe.gov.br
Tereza Maria Barbosa NogueiraSDS – Defesa Socialtereza.nogueira@policiacivil.pe.gov.br
Tatiana de Godoy FerrazSDPE – Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismotatianafe@sedepe.pe.gov.br
Dyanne Andressa de Lima BarrosSDPE – Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismodyanne.barros@sedepe.pe.gov.br
Danilo Martins Roque PereiraSecSaúde – Secretaria de Saúdelgbtsespe@gmail.com
Larissa de Melo FariasSecSaúde – Secretaria de Saúdecespsr@gmail.com
Ana Beatriz Jesus Silva FerreiraSEDUH – Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitaçãobeatriz.jesus@seduh.pe.gov.br
José Ramos da Silva NetoSEDUH – Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitaçãojoseramos.neto@cehab.pe.gov.br
Waldênia Leão de CarvalhoSEDUC – Secretaria de Educação e Esportes do Estado de PernambucoNão Informado
Jeane de Santana Tenório de LimaSEDUC – Secretaria de Educação e Esportes do Estado de PernambucoNão Informado
Fernanda Rafaella Chagas PereiraSJDHPV – Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violênciafernanda.chagas@sjdh.pe.gov.br
Diogo Mota Santos LindosoSJDHPV – Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violênciadiogo.lindoso@sjdh.pe.gov.br

Conselheiros(as) representantes da Sociedade Civil/Organizações e Migrantes:

Representante (Titular)NacionalidadeRepresentante (Suplente)Nacionalidade
Jean Baptiste JosephHaitianoArmando MuchangaMoçambicano
Lérderis Gisell Guerra SierraVenezuelanoBrainerd Miguel Mendonza HernandezVenezuelano
Josefina Del Valle Sierra de GuerraVenezuelanoKarlenisd Ismary Guerra SierraVenezuelano
Ericka Rojas PenesPeruanaJesus GarciaWauyu (VEN)
Jedras Rubens Bandejale DanielAngolanoEny KolamiaAngolana
Zuleika Méndez MatamorosNão InformadoYukency Zujey Ruiz MendezNão Informado

Instituições de Ensino:

InstituiçãoRepresentante (Titular)Representante (Suplente)
UNICAP – Cátedra de Direitos Dom Helder CâmaraManoel Severino Moraes de AlmeidaVanessa Alexsandra de Melo Pedroso
UFPE – MigraSofia Cavalcanti ZanforlinAna Carolina Gonçalves Leita

Criado a partir do Decreto Estadual n° 55.903/2023, em observância às normas nacionais e internacionais relativas ao Crime Organizado Transnacional e à Prevenção, Repressão e Punição ao Tráfico de Pessoas, o Comitê é órgão colegiado, consultivo e deliberativo, vinculado ao Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas – NETP/PE. Tem como atribuições ações de caráter propositivas, diretivas, articuladoras e de suporte à rede de acolhimento às vítimas, além de estimular estudos e pesquisas sobre o tema.

É composto por representantes dos seguintes órgãos:

  • Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência;
  • Secretaria de Criança e Juventude, Secretaria de Defesa Social;
  • Secretaria da Casa Civil,
  • Secretaria de Educação e Esportes;
  • Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura;
  • Secretaria da Mulher;
  • Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional;
  • Secretaria de Saúde;
  • Secretaria de Turismo e Lazer;
  • Secretaria de Desenvolvimento Profissional Empreendedorismo;
  • Tribunal Regional Federal da 5º Região;
  • Tribunal Regional do Trabalho da 6º Região;
  • Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco;
  • Ministérios Públicos Federal, Estadual e do Trabalho;
  • Defensorias Públicas da União e do Estado de Pernambuco;
  • Departamento da Polícia Federal;
  • Departamento da Polícia Rodoviária Federal;
  • UPE; e
  • UFRPE.

Coordenação tripartite:
Secretaria Executiva de Direitos Humanos: Gláucia Andrade
Secretaria de Criança e Juventude: Josiane Maria da Silva
Secretaria de Defesa Social: Ana Catarine de Lima Cavalcanti

Criado a partir do Decreto nº 43.319/16, com o objetivo de operacionalizar a Rede Estadual de Apoio à Proteção a Pessoas pela Secretaria Executiva de Direitos Humanos, para atender as demandas dos sujeitos em situação de ameaça ou em regime de proteção. O Comitê atua através da criação de protocolos de atendimento, articulação com órgãos públicos e entidades não-governamentais, entre outros.

É composto por representantes dos seguintes órgãos:

  • Secretaria da Casa Civil;
  • Secretaria de Planejamento e Gestão;
  • Secretaria de Defesa Social;
  • Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária;
  • Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude;
  • Secretaria de Educação;
  • Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação;
  • Secretaria de Saúde;
  • Secretaria da Mulher; e
  • Secretaria de Justiça e Direitos Humanos.

Criado a partir do Decreto Estadual n° 53.387, de 24 de agosto de 2022

Presidência: Secretaria Executiva de Direitos Humanos, Fernanda Chagas.
Vice-Presidência: Companhia Editora de Pernambuco, Igor Burgos.
Secretário: Fernando Araújo .

Conheça o Regimento interno do Memorial da Democracia:

E-mail condel.mdpfvc@sjdh.pe.gov.br e fernando.jparaujo@sjdh.pe.gov.br

Criado a partir da Lei nº 13.371, de 19 de dezembro de 2007.

Conheça o Regimento Interno do CONDEL – PROVITA:

Regimento Interno CONDEL PROVITA

O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de Pernambuco (CONED/PE), instituído pela Lei nº 12.657, de 8 de setembro de 2004, e alterado pelas Leis nºs 12.761, de 25 de janeiro de 2005, e 15.127, de 15 de outubro de 2013, configura-se como um espaço democrático, de natureza colegiada, deliberativa e permanente. Entre suas atribuições, destacam-se a proposição, elaboração, acompanhamento e fiscalização de legislações, planos, programas e políticas públicas, com o objetivo de garantir os direitos e promover a inclusão das pessoas com deficiência no contexto social.

Secretária Executiva: Martha Myrian Pacheco Guaraná

E-mail Institucional do CONED/PE: coned@sjdh.pe.gov.br

E-mail da Secretária Executiva do CONED/PE: martha.guarana@sjdh.pe.gov.br

O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência – CONED está localizado na Casa dos Conselhos de Pernambuco, situada na Av. Conde da Boa Vista, nº 1410, 1º andar, Boa Vista, Recife (PE), CEP 50060-001 Empresarial Palmira II.

O Conselho tem como presidente o Conselheiro José Diniz Júnior (representante da sociedade civil – Associação Pernambucana de Cegos – APEC) e como vice-presidente o Conselheiro Marcos Gervásio Menezes (representante governamental – Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência), eleitos para a X (décima) gestão, com mandato iniciado em julho de 2024, e término previsto para julho de 2026.

Composição do CONED/PE:

  • Plenário;
  • Presidência;
  • Presidência Ampliada, constituída pelos coordenadores das Comissões Permanentes; Comissões Temáticas Permanentes e Secretaria Executiva.

O CONED/PE conta com quatro Comissões Temáticas Permanentes, a saber:

  • Comissão de Articulação Institucional – CAI;
  • Comissão de Legislação e Normas – CLN;
  • Comissão de Comunicação social – CCS; e
  • Comissão de Políticas Públicas – CPP.

O CONED/PE tem composição paritária, sendo constituído por 56 conselheiros, 28 (vinte e oito) titulares e 28 (vinte e oito) suplentes, com representação do Governo do Estado e da Sociedade Civil, assim distribuídos:

Conselheiros(as) Vinculados(as) ao Governo do Estado (Titulares e Suplentes)

SecretariaCargoNome
Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à ViolênciaTitularMarcos Gersávio Menezes
Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à ViolênciaSuplenteMarconi Barkokebas Cavalcanti Filho
Secretaria de Assistência SocialTitularLuciana Pontes da Silva Araújo
Secretaria de Assistência SocialSuplenteRafaely Shayenne Bernardo e Silva
Secretaria de Ciência, Tecnologia e InovaçãoTitularFátima Maria Pereira de Lima
Secretaria de Ciência, Tecnologia e InovaçãoSuplenteVera Lúcia Gomes dos Santos
Secretaria de Defesa SocialTitularDeleg. Élder Bezerra Tavares da Silva
Secretaria de Defesa SocialSuplenteDenise Maria Gomes do Nascimento
Secretaria de Desenvolvimento Urbano e HabitaçãoTitularClarissa Prado Lima
Secretaria de Desenvolvimento Urbano e HabitaçãoSuplenteAdriana Maria Asfora Nassar Alama
Secretaria de Educação e EsportesTitularSunnye Rose Carlos Gomes
Secretaria de Educação e EsportesSuplenteMauria Figueiredo Mota
Secretaria da MulherTitularIngrid de Paula da Silva
Secretaria da MulherSuplenteThaynne Emanuelle Lima de Melo
Secretaria de Mobilidade e InfraestruturaTitularCristina Aroucha Borges Siqueira
Secretaria de Mobilidade e InfraestruturaSuplenteLais Paula Pontes Santos
Secretaria de Planejamento e Gestão e Desenvolvimento RegionalTitularBárbara Bandeira de Luna
Secretaria de Planejamento e Gestão e Desenvolvimento RegionalSuplenteMarcos Antônio Alves dos Santos
Secretaria de SaúdeTitularMarcela Antonielly Gomes de Andrade
Secretaria de SaúdeSuplenteEduardo Augusto Melo
Secretaria de Turismo e LazerTitularCarlos Eduardo Izidoro da Silva
Secretaria de Turismo e LazerSuplenteRonaldo Alves da Silva
Secretaria de Desenvolvimento Profissional e empreendedorismoTitularKarla Valeriano Cruz da Silva
Secretaria de Desenvolvimento Profissional e empreendedorismoSuplenteAna Caroline Campos Cardoso
Universidade de PernambucoTitularCláudia Alves de Sena
Universidade de PernambucoSuplenteMaria Aparecida Beserra
Grande Recife Consórcio de TransportesTitularMarcia Cristina Lins Maia Ferreira
Grande Recife Consórcio de TransportesSuplenteJuliana Santiago Barros

Conselheiros(as) representantes da Sociedade Civil

OrganizaçãoCargoNome
Entidades representativas Estaduais – Deficiência AuditivaTitularVacante
Entidades representativas Estaduais – Deficiência AuditivaSuplenteVacante
Associação dos Ostomizados de PernambucoTitularJosé Roberto Santos Araújo
Associação dos Ostomizados de PernambucoSuplenteCláudio Alexandre Baldi
Associação de pais, amigos e pessoas de Síndrome de DownTitularMaria Thereza Almeida Antunes
Associação de pais, amigos e pessoas com deficiência de funcionários do Banco do Brasil e da ComunidadeSuplenteGabriela Maya
Associação Pernambucana de CegosTitularJosé Diniz Júnior
Associação Pernambucana de CegosSuplenteMichell Plantini Santiago Bezerra Vieira
Camociense de Apoio à Pessoa com DeficiênciaTitularGilberto Fernandes da Silva
Camociense de Apoio à Pessoa com DeficiênciaSuplenteMaria Vandeilda da Silva
Instituto de Inclusão e CidadaniaTitularGeziel Bezerra da Silva
Instituto de Inclusão e CidadaniaSuplenteAndré Vinicius Guimarães de Carvalho
Conselho Regional de engenharia e agronomia de PernambucoTitularMailson da Silva Neto
Conselho Regional de engenharia e agronomia de PernambucoSuplentePedro Paulo da Silva Fonseca
Conselho de Regional de Psicologia da 2º Região CRPTitularBenoit Mota de Almeida
Conselho Regional de Psicologia da 2º Região – CRP-PESuplenteAna Carolina Venceslau dos Santos
Associação de Mães Azuis de MorenoTitularDalvanize Nascimento Lima Santos
Núcleo Assistencial Amigos Juntos pela inclusãoSuplenteAmós José Cardoso
Associação dos Deficientes da Vitória de Santo AntãoTitularAlberdan Marçal Nunes
Associação dos Deficientes da Vitória de Santo AntãoSuplenteAlexandre Rogério do Nascimento
Associação dos Caruaruense de CegosTitularLucy Tertulina Alves de Lima
Associação dos Deficientes Visuais do Agreste MeridionalSuplenteRosana Alves de Barros Siqueira
Entidades Municipais representativas das Pessoas com deficiência – Região do SertãoTitularVacante
Entidades Municipais representativas das Pessoas com deficiência – Região do SertãoSuplenteVacante
Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do RecifeTitularPaulo Ricardo Anjos do Monte
Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa de São Lourenço da MataSuplentePaulo Tavares de Araújo
Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de GaranhunsTitularJarbas Constantino Carneiro de Matos
Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de CaruaruSuplenteEsnades Querino da Silva

O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de Pernambuco (CONED/PE), instituído pela Lei nº 12.657, de 8 de setembro de 2004, e alterado pelas Leis nºs 12.761, de 25 de janeiro de 2005, e 15.127, de 15 de outubro de 2013, configura-se como um espaço democrático, de natureza colegiada, deliberativa e permanente. Entre suas atribuições, destacam-se a proposição, elaboração, acompanhamento e fiscalização de legislações, planos, programas e políticas públicas, com o objetivo de garantir os direitos e promover a inclusão das pessoas com deficiência no contexto social.

Secretária Executiva: Martha Myrian Pacheco Guaraná

E-mail Institucional do CONED/PE: coned@sjdh.pe.gov.br

E-mail da Secretária Executiva do CONED/PE: martha.guarana@sjdh.pe.gov.br

O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência – CONED está localizado na Casa dos Conselhos de Pernambuco, situada na Av. Conde da Boa Vista, nº 1410, 1º andar, Boa Vista, Recife (PE), CEP 50060-001 Empresarial Palmira II.

O Conselho tem como presidente o Conselheiro José Diniz Júnior (representante da sociedade civil – Associação Pernambucana de Cegos – APEC) e como vice-presidente o Conselheiro Marcos Gervásio Menezes (representante governamental – Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência), eleitos para a X (décima) gestão, com mandato iniciado em julho de 2024, e término previsto para julho de 2026.

Composição do CONED/PE:

  • Plenário;
  • Presidência;
  • Presidência Ampliada, constituída pelos coordenadores das Comissões Permanentes; Comissões Temáticas Permanentes e Secretaria Executiva.

O CONED/PE conta com quatro Comissões Temáticas Permanentes, a saber:

  • Comissão de Articulação Institucional – CAI;
  • Comissão de Legislação e Normas – CLN;
  • Comissão de Comunicação social – CCS; e
  • Comissão de Políticas Públicas – CPP.

O CONED/PE tem composição paritária, sendo constituído por 56 conselheiros, 28 (vinte e oito) titulares e 28 (vinte e oito) suplentes, com representação do Governo do Estado e da Sociedade Civil, assim distribuídos:

Conselheiros(as) Vinculados(as) ao Governo do Estado (Titulares e Suplentes)

SecretariaCargoNome
Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à ViolênciaTitularMarcos Gersávio Menezes
Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à ViolênciaSuplenteMarconi Barkokebas Cavalcanti Filho
Secretaria de Assistência SocialTitularLuciana Pontes da Silva Araújo
Secretaria de Assistência SocialSuplenteRafaely Shayenne Bernardo e Silva
Secretaria de Ciência, Tecnologia e InovaçãoTitularFátima Maria Pereira de Lima
Secretaria de Ciência, Tecnologia e InovaçãoSuplenteVera Lúcia Gomes dos Santos
Secretaria de Defesa SocialTitularDeleg. Élder Bezerra Tavares da Silva
Secretaria de Defesa SocialSuplenteDenise Maria Gomes do Nascimento
Secretaria de Desenvolvimento Urbano e HabitaçãoTitularClarissa Prado Lima
Secretaria de Desenvolvimento Urbano e HabitaçãoSuplenteAdriana Maria Asfora Nassar Alama
Secretaria de Educação e EsportesTitularSunnye Rose Carlos Gomes
Secretaria de Educação e EsportesSuplenteMauria Figueiredo Mota
Secretaria da MulherTitularIngrid de Paula da Silva
Secretaria da MulherSuplenteThaynne Emanuelle Lima de Melo
Secretaria de Mobilidade e InfraestruturaTitularCristina Aroucha Borges Siqueira
Secretaria de Mobilidade e InfraestruturaSuplenteLais Paula Pontes Santos
Secretaria de Planejamento e Gestão e Desenvolvimento RegionalTitularBárbara Bandeira de Luna
Secretaria de Planejamento e Gestão e Desenvolvimento RegionalSuplenteMarcos Antônio Alves dos Santos
Secretaria de SaúdeTitularMarcela Antonielly Gomes de Andrade
Secretaria de SaúdeSuplenteEduardo Augusto Melo
Secretaria de Turismo e LazerTitularCarlos Eduardo Izidoro da Silva
Secretaria de Turismo e LazerSuplenteRonaldo Alves da Silva
Secretaria de Desenvolvimento Profissional e empreendedorismoTitularKarla Valeriano Cruz da Silva
Secretaria de Desenvolvimento Profissional e empreendedorismoSuplenteAna Caroline Campos Cardoso
Universidade de PernambucoTitularCláudia Alves de Sena
Universidade de PernambucoSuplenteMaria Aparecida Beserra
Grande Recife Consórcio de TransportesTitularMarcia Cristina Lins Maia Ferreira
Grande Recife Consórcio de TransportesSuplenteJuliana Santiago Barros

Conselheiros(as) representantes da Sociedade Civil

OrganizaçãoCargoNome
Entidades representativas Estaduais – Deficiência AuditivaTitularVacante
Entidades representativas Estaduais – Deficiência AuditivaSuplenteVacante
Associação dos Ostomizados de PernambucoTitularJosé Roberto Santos Araújo
Associação dos Ostomizados de PernambucoSuplenteCláudio Alexandre Baldi
Associação de pais, amigos e pessoas de Síndrome de DownTitularMaria Thereza Almeida Antunes
Associação de pais, amigos e pessoas com deficiência de funcionários do Banco do Brasil e da ComunidadeSuplenteGabriela Maya
Associação Pernambucana de CegosTitularJosé Diniz Júnior
Associação Pernambucana de CegosSuplenteMichell Plantini Santiago Bezerra Vieira
Camociense de Apoio à Pessoa com DeficiênciaTitularGilberto Fernandes da Silva
Camociense de Apoio à Pessoa com DeficiênciaSuplenteMaria Vandeilda da Silva
Instituto de Inclusão e CidadaniaTitularGeziel Bezerra da Silva
Instituto de Inclusão e CidadaniaSuplenteAndré Vinicius Guimarães de Carvalho
Conselho Regional de engenharia e agronomia de PernambucoTitularMailson da Silva Neto
Conselho Regional de engenharia e agronomia de PernambucoSuplentePedro Paulo da Silva Fonseca
Conselho de Regional de Psicologia da 2º Região CRPTitularBenoit Mota de Almeida
Conselho Regional de Psicologia da 2º Região – CRP-PESuplenteAna Carolina Venceslau dos Santos
Associação de Mães Azuis de MorenoTitularDalvanize Nascimento Lima Santos
Núcleo Assistencial Amigos Juntos pela inclusãoSuplenteAmós José Cardoso
Associação dos Deficientes da Vitória de Santo AntãoTitularAlberdan Marçal Nunes
Associação dos Deficientes da Vitória de Santo AntãoSuplenteAlexandre Rogério do Nascimento
Associação dos Caruaruense de CegosTitularLucy Tertulina Alves de Lima
Associação dos Deficientes Visuais do Agreste MeridionalSuplenteRosana Alves de Barros Siqueira
Entidades Municipais representativas das Pessoas com deficiência – Região do SertãoTitularVacante
Entidades Municipais representativas das Pessoas com deficiência – Região do SertãoSuplenteVacante
Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do RecifeTitularPaulo Ricardo Anjos do Monte
Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa de São Lourenço da MataSuplentePaulo Tavares de Araújo
Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de GaranhunsTitularJarbas Constantino Carneiro de Matos
Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de CaruaruSuplenteEsnades Querino da Silva

Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos – CEDH, criado a partir da Lei nº 12.160, de 28 de dezembro de 2001, que tem como finalidade promover a eficácia das normas vigentes de defesa dos Direitos Humanos, consagrados na Constituição da República Federativa do Brasil, na Declaração Americana dos Direitos e Deveres Fundamentais do Homem e na Declaração Universal dos Direitos Humanos..

Presidência: Secretaria Executiva de Direitos Humanos, Fernanda Rafaella Chagas Pereira.
Vice-Presidência: Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Fenelon Pinheiro.

É composto pelas seguintes entidades:

  • Aliança Nacional LGBTI+;
  • Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2;
  • Conselho Indigenista Missionário (CIMI) – Regional Nordeste;
  • Movimento Negro Unificado;
  • Ordem dos Advogados do Brasil;
  • Instituto de Cultura, Desenvolvimento Social e Territorial do Povo Cigano do Brasil;
  • Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME);
  • Federação Pernambucana de Pescadores e Aquicultores (FPPA);
  • Rede de Articulação Caminhada dos Terreiros de Pernambuco – Rede ACTP;
  • Secretaria de Defesa Social;
  • Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violências e às Drogas;
  • Secretaria de Educação;
  • Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade;
  • Secretaria Executiva de Direitos Humanos;
  • Secretaria de Saúde;
  • Secretaria da Mulher;
  • Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco;
  • Secretaria de Desenvolvimento Econômico; e
  • Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca

Contato: conselhoestadual.dh@gmail.com

Conheça o Regimento interno do CEDH:

O Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (COEPIR/PE) é um órgão colegiado superior de consulta e deliberação, de natureza permanente, integrante da estrutura organizacional da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência. Sua finalidade principal é propor, monitorar, avaliar e divulgar a implementação da Política Estadual de Promoção da Igualdade Racial. O COEPIR/PE atua na promoção e defesa dos direitos étnico-raciais individuais, coletivos e difusos, bem como no combate à discriminação e a outras formas de intolerância étnica.

Instituído pelo Decreto Estadual nº 41.980, de 27 de julho de 2015, e regido pelo seu Regimento Interno, em conformidade com a legislação vigente.

Secretária executiva: Maria Roberta da Silva

E-mailpe.coepir@gmail.com

E-mail da Secretária Executivamroberta.silva@sjdh.pe.gov.br

Conselheiros(as) Vinculados(as) ao Governo do Estado (Titulares e Suplentes)

SecretariaRepresentante TitularRepresentante Suplente
Secretaria da MulherDarling Lima SantosCynthia Costa Do Espirito Santo Lobo
Secretaria de Defesa SocialEduardo Henrique Scanoni Do CoutoDanielly Marques De Souza
Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre DrogasBruno Ricardo Luna De OliveiraRaquel Da Cruz Fonsêca
Secretaria de Meio Ambiente e SustentabilidadeKarla Godoy Da Costa LimaRayana Burgos dos Santos
Secretaria de Educação e EsportesCledson Severino de LimaRomero Antônio de Almeida Silva
Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência Sirley Vieira da Silva
Secretaria de CulturaYasmim Dyndara das Neves CrispinianoNathalia Cavalcanti dos Santos
Secretaria de SaúdeCarol Freire 

Conselheiros(as) representantes da Sociedade Civil

Entidade/Representante (Titular)Representante TitularRepresentante Suplente
Coletivo Entidades Negras (CEN)Antônio Ricardo Herculano da SilvaJessica Vanessa dos Santos
Abassá Kayangu Kia ItembúNadja Cristina de CastroDanielle Patricia Lira Lopes da Silva
Uiala Mukaji – Sociedade de Mulheres NegrasVera Regina BaroniTatiana Ferreira do Nascimento
Casa XambáEdson do Carmo Melo FilhoEuza Maria Gonçalves Brandão
Federação QuilombolaCícero Alexandre da SilvaMaria Antonia dos Santos
Instituto Cigano do BrasilErivan Marinho da Silva JuniorConceição Elke Nascimento Barbosa
Instituto de Cultura Maria LuizaGledson José da SilvaLeandro Paulo de Oliveira
Movimentos de Povos Tradicionais da Cidades de PEJanaina Martins do NascimentoDaniele Batista Texeira
O Conselho Estadual dos Direitos da População LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) de Pernambuco foi instituído pelo Decreto Estadual nº 40.189/2013.
Secretária Executiva: Iris de Fatima da Silva
Fone: (81) 3183.3289
E-mail: cedplgbt@gmail.com

Conselheiros(as) Vinculados(as) ao Governo do Estado (Titulares e Suplentes)

SecretariaCargoNome
Secretaria da MulherTitularDébora Lima Ferreira Gonçalves Cerqueira
Secretaria da MulherSuplenteThayanne Emanuele Lima de Melo
Secretaria de Justiça e Direitos HumanosTitularDenilson da Cunha
Secretaria de Justiça e Direitos HumanosSuplenteRoseane Fátima de Queiroz Morais
Secretaria de Defesa SocialTitularDenise Maria Gomes do Nascimento Lócio
Secretaria de Defesa SocialSuplenteVacante
Secretaria de CulturaTitularNathália Cavalcanti dos Santos
Secretaria de CulturaSuplenteYolanda Corrêa dos Santos
Secretaria de Planejamento e GestãoTitularCharles Lindenberg Rodrigues Beltrão
Secretaria de Planejamento e GestãoSuplenteChristiany Elaine Antas Patriota Alves
Secretaria de Educação e EsportesTitularJoana de Farias Melo
Secretaria de Educação e EsportesSuplenteAriane Rafaela de Freitas
Secretaria de Desenvolvimento Profissional e EmpreendedorismoTitularAna Caroline Campos Cardoso
Secretaria de Desenvolvimento Profissional e EmpreendedorismoSuplenteKênia Dipaula Freitas da Silva
Secretaria de SaúdeTitularLuiz Valério Soares de Cunha Júnior
Secretaria de SaúdeSuplenteDanilo Martins
Secretaria de Ciência, Tecnologia e InovaçãoTitularMariana Frazão Menezes Fagundes
Secretaria de Ciência, Tecnologia e InovaçãoSuplenteMariana Clarissa Conceição da Silva
Secretaria de Turismo e LazerTitularMarcel guaurino Martins Tosta
Secretaria de Turismo e LazerSuplenteRoberata Ligia da Silva
Secretaria de Assistência SocialTitularFelipe Medeiros
Secretaria de Assistência SocialSuplentePâmella Torres de Deus

Conselheiros(as) representantes da Sociedade Civil

OrganizaçãoCargoNome
ABL – Articulação Brasileira de LésbicasTitularMayza Allani da Silva Toledo
Articulação Brasileira de LésbicaSuplenteRachel Coata Alves
Associação Mães da ResistênciaTitularMarcella Tavares Martins
Associação Mães da ResistênciaSuplenteMatha Solange Perusi
Associação Militância Cores da ResistênciaTitularJorge Alves de Noronha
Associação Militância Cores da ResistênciaSuplenteMônica Gliete da Silva
FÓRUM LGBT-PETitularLucas Lira Gomes
GAYMADOSuplenteGlauber dos Santos Stringljini
CORES – Movimento de Defesa da Cidadania e do Orgulho LGBT+ de PetrolinaTitularAlzir Anttonio Sá Brasileiro
ARTGAY – Associação Brasileira GaysSuplenteVanildo Bandeira de França
MNU – Movimento Negro UnificadoTitularHenrique Eduardo Soares Silva
MNU – Movimento Negro UnificadoSuplenteVacante
GESTOS – Soropositividade, Comunicação e GêneroTitularJuliana Mazza
GESTOS – Soropositividade, Comunicação e GêneroSuplenteThiago Jerohan Albuquerque da Cruz
RENFA – REDE Nacional Feministas AntiproibicionistaTitularEmanuelle Santana Marques
RENFA – REDE Nacional Feministas AntiproibicionistaSuplenteMaria Daniela de Mendonça Motta
Rede – Mulheres LBT’s Sertanejas de PernambucoTitularAdriana Gomes da Silva
Rede – Mulheres LBT’s Sertanejas de PernambucoSuplenteWithinay de Souza Silva
Movimento LGBT Leões do NorteTitularMarcone Costa de Menezes
GTP+ – Grupo de Trabalhos em Prevenção PositivoSuplenteCleydson Vicente Coutinho da Silva
CANDACES – Rede Nacional de Lésbicas e Bissexuais Negras FeministasTitularDaniela Teixeira
COMLÉSBI – Coletivo de Mulheres Bissexuais – PernambucoSuplenteRivânia Rodrigues
1. GUIA PRÁTICO PARA A CRIAÇÃO DE CONSELHOS MUNICIPAIS DE PROMOÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS DA POPULAÇÃO LGBTQIAPN+

Para visualizar o Guia Prático Para a Criação de Conselhos Municipais de Promoção e Defesa dos Direitos da População LGBTQIAPN+ Clique aqui!

1. Regimento Interno da IV Conferência Estadual dos Direitos da População LGBTQIAPN+ de Pernambuco

Para visualizar o Regimento Interno da IV Conferência Estadual dos Direitos da População LGBTQIAPN+ de Pernambuco, Clique aqui!

 IV Conferência Estadual dos Direitos da População LGBTQIAPN+ de Pernambuco

Para visualizar o Caderno de Propostas da IV Conferência Estadual dos Direitos da População LGBTQIAPN+ de Pernambuco Clique aqui!

CONSELHOS VINCULADOS A EXECUTIVA;

O Conselho Estadual Gestor – CEG/PE, do Fundo Estadual de Defesa do Consumidor – FEDC/PE, órgão colegiado no âmbito da estrutura do Governo do Estado de Pernambuco, instituído pela Lei Estadual n.º 11.664, de 13 de agosto de 1999, alterada pela Lei nº. 16.216, de 7 de dezembro de 2017, com sede em Recife – PE, tem por finalidade a gestão do Fundo Estadual de Defesa do Consumidor – FEDC/PE, de que trata o art. 2º, do referido diploma legal e bem como artigos 57 e 100, parágrafo único, da Lei Federal n.º 8.078/90, e suas alterações.

FONTE:

LEI Nº 18.487, DE 9 DE JANEIRO DE 2024.

Altera a Lei nº 18.139, de 18 de janeiro de 2023, que dispõe sobre a estrutura e o funcionamento do Poder Executivo do Estado de Pernambuco.

DECRETO Nº 42.633, DE 4 DE FEVEREIRO DE 2016.

Aprova o Regulamento da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos.

SITE:

http://www.ipem.pe.gov.br/

https://www.procon.pe.gov.br/

Executa a política estadual de defesa e proteção ao consumidor, promovendo em todo o Estado os interesses e direitos dos consumidores, em conformidade com o disposto na Lei Federal nº 8.078/90 e o Decreto Federal nº 2.181/97; pesquisando, informando, divulgando promovendo e coordenando ações de fiscalização de preços e qualidade de produtos e serviços; prevenindo conscientizando e orientando o consumidor; recebendo reclamações e mediando os conflitos entre consumidor e fornecedor.

Coordena, aplica, executa e fiscaliza, no Estado de Pernambuco, as funções do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, em plena adequação com as diretrizes estabelecidas pelo INMETRO.

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO GESTOR DO FUNDO ESTADUAL DE DEFESA DO CONSUMIDOR DO ESTADO DE PERNAMBUCO 

Clique aqui para visualizar

Instituído pela Lei Estadual nº 15.188/2013.

Conheça o Regimento interno do CONGES – PPCAAM:

Instituído pela Lei Federal nº 7.210, de 1984 (Lei de Execução Penal) e regulamentado pelo Decreto Estadual 56.642,
de 2024.

Coordenação:

Coordenadora Administrativa: Raíssa Cristina Cavalcanti de Barros e Paula
Guimarães;
Assessora Jurídica: Maria De Fátima Campelo De Moura.

O Conselho Penitenciário é órgão auxiliar da administração da justiça e tem suas atribuições previstas no art. 70 da Lei Federal nº 7.210, de 1984. Através da Lei Estadual nº 15.755, de 04 de abril de 2016, foi instituído o Código Penitenciário do Estado de Pernambuco cujo art. 14 disciplina que este Conselho é órgão consultivo e fiscalizador da execução da pena. Foi regulamentado por meio do Decreto Estadual nº 56.642, de 20 de maio de 2024.

O Conselho Penitenciário é integrado por 09 (nove) membros titulares e 09 (nove) suplentes, com mandatos de 04 (quatro) anos, nomeados pelo(a) Governador(a) do Estado, sendo:

  • 05 titulares e 05 suplentes, dentre advogados, juristas, professores e profissionais
    da área do Direito Penal, Processual Penal, Penitenciário e Ciências correlatas;
  • 01 (um) membro titular e 01 (um) membro suplente do Ministério Público Federal;
  • 01 (um) membro titular e 01 (um) membro suplente do Ministério Público de Pernambuco;
  • 01 (um) membro titular e 01 (um) membro suplente da Defensoria Pública da União; e
  • 01 (um) membro titular e 01 (um) membro suplente da Defensoria Pública do Estado de
    Pernambuco.
Conheça o Regimento interno do COPEN:
Telefone (81) 9 3182-7677
E-mail conselho.penitenciario@sjdh.pe.gov.br
Rolar para cima