Carnaval 2026 em Pernambuco reúne ações de prevenção, inclusão e garantia de direitos em 32 municípios

O Governo de Pernambuco marcou presença em 32 municípios durante o Carnaval 2026 com uma ampla mobilização voltada à prevenção da violência, ao combate à discriminação, ao enfrentamento ao tráfico de pessoas, à promoção da acessibilidade e à defesa dos direitos do consumidor.

Ao longo da folia, foram realizadas três campanhas educativas com foco na informação, orientação e divulgação de canais de denúncia nos principais polos do Estado. A campanha “Todo Mundo Cabe na Folia” reforçou o enfrentamento ao racismo, etarismo, capacitismo e à LGBTQIA+fobia, destacando o Carnaval como um espaço de celebração aliado ao respeito. Já a iniciativa “Pernambuco pelo Fim do Racismo”, em parceria com o COEPIR, reforçou que o combate ao racismo deve ser permanente e cotidiano. A campanha “Promessas Falsas Roubam Vidas” alertou sobre os riscos do tráfico de pessoas, especialmente em períodos de grande circulação de turistas e foliões.

Na área da inclusão, 330 pessoas tiveram acesso aos camarotes acessíveis do Programa Pernambuco Acessível. O PE Conduz também garantiu mobilidade e segurança em diferentes polos, incluindo o Galo da Madrugada e municípios do interior, ampliando o direito ao lazer e à participação plena na festa.

No campo da defesa do consumidor, o Procon-PE atuou com orientações sobre a obrigatoriedade de informação visível sobre couvert, divulgação das formas de pagamento, caráter opcional da taxa de 10% e proibição de consumação mínima.

A atuação integrada reforça o papel do Carnaval como espaço de políticas públicas, em que festa e conscientização caminham juntas. Ao longo da programação, o Governo de Pernambuco reafirmou o compromisso de que a garantia de direitos é permanente e deve estar presente em todos os momentos, inclusive na folia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima