Governo de Pernambuco celebra a Data Magna e reforça importância da memória histórica e da cidadania

Nesta sexta-feira (06), a secretária de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, Joanna Figueirêdo, participou da solenidade da Data Magna de Pernambuco, realizada no Palácio do Campo das Princesas.

A data remete ao ano de 1817, quando Pernambuco protagonizou um dos episódios mais marcantes de sua história: a República Pernambucana. Por um breve período, o território assumiu a condição de país, simbolizando coragem, autonomia e a luta por liberdade e justiça. Embora breve, a experiência permanece como referência histórica de resistência e de busca por uma sociedade mais justa e igualitária.

A celebração da Data Magna vai além da lembrança do passado, constituindo-se como um momento de reflexão sobre cidadania, direitos humanos e a importância da construção de políticas públicas voltadas à equidade e à solidariedade social. A data também reforça a valorização da memória coletiva e da identidade cultural pernambucana.

A solenidade destacou, ainda, o compromisso institucional com a preservação da história e com a promoção de valores democráticos, reafirmando a relevância dos ideais que marcaram a Revolução Pernambucana de 1817 para as atuais e futuras gerações.

Foto/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima