Garanhuns: Capacitação fortalece cuidado com a população idosa

Com o intuito de trocar experiência e, assim, garantir mais qualidade de vida às pessoas idosas, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência (SJDH), realizou a III Capacitação para Cuidadores de Familiares de Pessoas Idosas, em Garanhuns, no Agreste. O encontro aconteceu no Abrigo São Vicente de Paulo, na terça-feira (19), por meio de uma iniciativa da Gerência de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa de Pernambuco, ligada à SJDH, em parceria com o Conselho Estadual da Pessoa Idosa (CEDPI).

A formação foi realizada pelo Dr. Izaías Júnior, médico e professor de Medicina da UFPE Caruaru, e contou com a coordenação de Sonia Alten, Gestora de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa, da SJDH.

O evento reuniu cerca de 90 participantes, de 16 municípios, entre eles: São Bento do Una, Garanhuns, Jucati, São João, Lajedo, Canhotinho, Águas Belas, Itaíba, Capoeiras, Belo Jardim, Inajá, Angelim, Bom Conselho, Pesqueira, Buíque e Paranatama.

A capacitação contou com a presença de representantes dos Centro de Referência de Assistência Social e Centro de Referência Especializado de Assistência Social, dos Conselhos Municipais, de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), além de profissionais de Educação Física, Fisioterapia, Psicologia, Assistência Social e outras áreas que atuam na promoção dos direitos da pessoa idosa.

Para Sônia Alten, a ação reforça o compromisso da Governadora Raquel Lyra com a valorização do cuidado familiar. “A capacitação representa um espaço de troca de conhecimentos e experiências fundamentais para garantir mais qualidade de vida às pessoas idosas. Formar cuidadores é fortalecer a rede de proteção e cuidado. Aproximando, ainda mais, as políticas públicas das necessidades da população”, destacou.

Rolar para cima